2004 | Displacemente de RUDOLFO QUINTAS e TIAGO DIONÍSIO [1]
Carácter transparente
Este projecto interessa-me particularmente pelo seu carácter transparente. Segundo o autor Tiago Dionísio, as pessoas deixaram-se levar abstraindo-se do espaço físico. Elas passaram habitar o espaço virtual com o entusiasmo do seu registo.
Displacement é uma instalação que usa o corpo como um Hiper instrumento, com o objectivo de aumentar a realidade musical e a composição visual.
Surgiu do cruzamento de ideias e conceitos à volta de diversos instrumentos musicais, métodos de composição e também prolongamento e interpretação da relação entre os participantes.
Como instrumento e do ponto de vista musical é bastante limitado, mas é muito inovador na forma como o corpo interage com a produção de música. Neste projecto, o corpo é o interface por si só e contém nele 3 fundamentos - frequência, amplitude e velocidade.
O corpo define o som.
Este projecto permitia ao público passar por várias fases: experimental (registo do corpo - silhueta), pessoal e emocional. Ora, é esta entrega que me interessa particularmente. Toda a experiência e vivência estava a ser projectada na obra. A intervenção reflecte o real, o local e a experiência da pessoa.
Motivo do Interesse pelo projecto
O motivo porque escolhi este projecto, é porque o seu carácter transparente funciona tão bem, que as pessoas deixam de habitar o espaço físico e passam a projectarem-se no espaço virtual.
Mais á frente irei salientar o carácter transparente abordado por Jay David Bolter.
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